O Movimento Mapa Educação tem como missão que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade. Trabalhamos para que a educação seja prioridade na agenda política nacional e acreditamos que o jovem deve ser o protagonista dessa mudança.
Na nossa primeira iniciativa, o Manifesto Mapa do Buraco, entrevistamos mais de cem líderes educacionais, que nos deram base para construirmos um documento apontando os principais problemas da nossa educação, apresentando também algumas soluções criadas e implementadas em diferentes cidades pelo país afora.
Depois do lançamento do Manifesto Mapa do Buraco, realizamos uma série de debates educacionais durante o período das eleições de 2014 para que aquelas fossem de fato as eleições da educação. Com o fim das eleições, mudamos de nome e viramos o Movimento Mapa Educação e, desde então, estamos desenvolvendo uma série de projetos para tornar o nosso sonho e nossa missão realidades.
Uma das principais formas de engajamento e comunicação do Mapa é a nossa página do Facebook, na qual diariamente compartilhamos notícias sobre a educação brasileira, além de maneiras através das quais os jovens brasileiros podem ser protagonistas na luta por uma educação de maior qualidade.
Quer saber mais sobre as nossas próximas iniciativas? Clique aqui!
Quer ser parte desse movimento? Clique aqui!
Diretoria de Conteúdo
A Diretoria de Conteúdo é responsável pela produção de todo material expositivo ou educativo do Mapa, como textos para publicação na página do Mapa ou em páginas parceiras, ou conteúdo para os nossos eventos.
Diretoria de Finanças
A Diretoria de Finanças é responsável por controlar as contas do Mapa, preparar e gerenciar orçamento e despesas da instituição e assessorar quaisquer projetos que envolvam fluxo de caixa. Além disso, deve garantir a transparência financeira no relacionamento com parceiros e patrocinadores.
Diretoria de Gente
A diretoria de Gente do Mapa Educação é responsável pela gestão de pessoa dentro do Movimento, desde o recrutamento ao monitoramento de desempenho dos membros, além de coordenação de todo o contato do Movimento via e-mail.
Diretoria Jurídica
A diretoria jurídica é competente para organizar, controlar, coordenar e supervisionar os assuntos e as atividades de caráter jurídico da Associação em seus aspectos técnicos, operacionais e estratégicos, inclusive a contratação e supervisão dos serviços jurídicos prestados por profissionais ou escritórios de advocacia externos.
Diretoria de Logística
Compete a Diretoria de Logística planejar, organizar e executar quaisquer projetos e ações, alinhados com os objetivos e princípios do Movimento Mapa Educação, realizados por nós ou em conjunto com nossos parceiros.
Diretoria de Marketing e Mídias Sociais
A diretoria de Marketing e Mídias Sociais do Movimento Mapa Educação é responsável por desenvolver e executar estratégias que aumentem o número de jovens engajados na luta por uma educação pública de qualidade no Brasil. Além disso, a diretoria é responsável por promover o Movimento assim como seus patrocinadores.
Diretoria de Parcerias
A diretoria de parceria será responsável por manter as parcerias já celebradas com parceiros, visando aprofundá-las quando assim for de interesse do Movimento Mapa Educação, assim como buscar novas parcerias institucionais em matéria de educação.
Diretoria de Tecnologia e Design
A Diretoria de Tecnologia e Design é responsável pelo site do Movimento Mapa Educação, pela elaboração de toda arte que o movimento necessite, além da criação e manutenção de uma plataforma voltada para projetos sobre educação.
24 anos, de Ribeirão Preto, São Paulo.
É apaixonada por ciência e estuda engenharia de materiais na UFSCar, com experiência em pesquisa em biopolímeros e biomateriais.
Em 2012, estudou na universidade de Harvard e no MIT por um ano, onde além de cursar matérias, participou de atividades extracurriculares e se envolveu com pesquisa. Lígia também foi uma das organizadoras da Semana da Engenharia de Materiais, evento que ocorre todos os anos em Saão Carlos.
Em 2015, foi estagiária do Laboratório Analítico da 3M Brasil em Sumaré-SP.
Hoje, faz pesquisa no MIT no desenvolvimento de nanopartículas multifuncionais para o estímulo cerebral.
Além da ciência, ela também é apaixonada por educação, sendo uma das co-fundadoras do Movimento Mapa Educação, que nasceu com o Manifesto Mapa do Buraco.
Ligia quer dedicar a sua vida à ciência e à educação brasileira, desenvolvendo novas tecnologias para o aprendizado.
É atual fellow da Fundaçã̃o Estudar.
24 anos, de Santo André, São Paulo.
É graduada em administração com ênfase em comércio exterior. É coordenadora e voluntária na ONG CISV. Com o projeto já teve a oportunidade de trabalhar na Suécia, Argentina e Indonésia.Hoje coordena o treinamento e desenvolvimento de novos lideres.
Dentro da educação, também presta consultoria em algumas escolas do interior de São Paulo. Tem experiências em empresas como: The Walt Disney Company, FazINOVA, Riachuelo, Revista TAE e Revista Meio Filtrante, L3 PPM, MBM Business School. Hoje como sócia da Vekante desenvolve projetos culturais e educacionais com foco na transformação social.
22 anos, de São Paulo, São Paulo.
É estudante de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos com vasta experiência em pesquisa. Estudou também na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. É atual estagiário da Magma Engenharia do Brasil.
Possui interesse em melhorar a qualidade do ensino e no fácil acesso a educação de excelência a todos os brasileiros.
23 anos, de Sorocaba, São Paulo.
É estudante de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos. Participou de diversas atividades extracurriculares, entre elas o Grupo de Incentivo a Redução, Reuso e Reciclagem (GIRe³). Estagiou no instituto alemão Helmholtz-Zentrum Geesthacht (HZG) na área de união híbrida metal-polímero.
Possui grande interesse em levar ensino de qualidade para todos brasileiros.
21 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Estudante de administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente cursando um semestre na instituição Boston College através de um programa de intercâmbio com a PUC-Rio.
Desde pequena, sempre se envolveu em ações sociais pontuais envolvendo crianças. Hoje, tem como objetivo se dedicar mais à estas atividades tornando-as parte de sua rotina.
Acredita que o Brasil tem recursos para investir em educação mas precisa de iniciativas como o Mapa Educação para que projetos eficientes sejam postos em prática.
Nas horas vagas gosta de conhecer lugares novos, viajar, ir a praia e estar cercada de amigos e familiares.
21, de Salvador, Bahia.
Utiliza metodologias de Educação e Comunicação para aproximar o diálogo sobre Direitos Humanos com adolescentes, jovens e adultos.Monique é estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com ênfase em Política e Gestão da Cultura na Universidade Federal da Bahia e fundadora do Desabafo Social.
Em março de 2014 seu projeto, Desabafo Social, ganhou o Prêmio Protagonismo Juvenil pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude e em 2015 o Prêmio Laureate Brasil.
Orientadora de organizações e pessoas da América Latina na plataforma Mucho con Poco - Líderes Innovadores de América Latina e colunista do site Asuntos del Sur, Monique ficou entre as 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil, pelo site Blogueiras Negras, saiu na lista das 30 mulheres com menos de 30 para ficar de olho em 2015, feita pela Revista Cláudia e Portal MdeMulher, da Editora Abril e ficou entre as 10 mulheres negras que fazem a diferença na Bahia.
Além disso, Monique Evelle é a única mulher negra a ter um artigo publicado no livro ¿Qué democracia para el siglo XXI? que conta com 12 autores de todas as partes da América Latina.
24 anos, de Jaboticabal, São Paulo
Graduou-se em Engenharia de Materiais com ênfase em Polímeros em 2014 pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é aluna de mestrado pela mesma instituição na área de Desenvolvimento Tecnológico com foco em união de estruturas híbridas metal/polímero.
Em 2007/2008 foi professora voluntária de matemática em um cursinho beneficente preparatório para vestibular, oferecido para a comunidade de Jaboticabal.
Em 2009, foi co-fundadora da Semana de Engenharia de Materiais-SEMa, que visa integrar e expandir conhecimentos de ciência e engenharia de materiais em um encontro entre alunos, professores e profissionais bem como apresentar oportunidades da área.Em 2011 foi co-fundadora da Escola de Engenharia de Materiais para o Ensino Médio-EMaTEM que visa divulgar e incentivar alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas da comunidade de São Carlos à cursarem o ensino superior como oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Realizou iniciações científicas entre 2010 e 2012 na área de cerâmica odontológica e mecânica da fratura de materiais poliméricos. Entre 2012 e 2013 realizou estágio por um ano no centro de pesquisa alemão Helmholtz Zentrum-Geesthacht com o qual se estabeleceram vínculos de pesquisa e com empresas que desencadearam em parcerias para seu atual mestrado.
Criada em uma família de professores universitários, acredita fortemente no poder da ciência como meio e ferramenta para provocar a mudança necessária no sistema de educação brasileiro, garantindo mais oportunidade de crescimento e cultura para nossa sociedade.
22 anos, de Catanduva, São Paulo.
Estuda engenharia de materiais na UFSCar, com experiência em pesquisa em biopolímeros e engenharia de tecidos.
Em 2014, estudou na universidade de Swansea, no Reino Unido, por um ano, onde além de cursar matérias, se envolveu com pesquisas. Vinicius também foi membro da Empresa Júnior de seu curso por 3 anos, onde foi diretor e presidente.
Filho de mãe professora de escola pública e ex-membro da Ordem Demolay, sempre teve uma paixão grande em investir em educação e ajudar outras pessoas. Acredita que é através da educação que todos podem ter oportunidades e vidas melhores.
25 anos, de Ribeirão Preto, São Paulo.
Graduou-se em Engenharia Elétrica em 2013 pela Universidade de São Paulo e hoje faz mestrado na área de Sistemas Elétricos de Potência, na mesma universidade.
Em 2012, estudou na Colorado State University, nos Estados Unidos, por um ano onde se envolveu com pesquisas em fontes de energia renováveis.
No Movimento Mapa Educação, Adriano trabalha com o desenvolvimento de plataformas online para as pesquisas do grupo. Ele acredita que a internet é uma ferramenta fundamental na busca do acesso universal à educação de qualidade.
22 anos, de Ipatinga, Minas Gerais.
Foi a primeira presidente da Câmara Mirim de Ipatinga-MG, considerada a maior eleição de Câmara Mirim do Brasil. Esse projeto visa despertar, em jovens e crianças, o exercício da cidadania e a responsabilidade com os valores sociais, étnicos e culturais da sociedade. Recebeu a Medalha de Mérito Legislativo, conferida pela Câmara Municipal de Ipatinga, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, principalmente a comunidade escolar.
Estuda Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos e atualmente é estagiária em um instituto de pesquisa na Alemanha.
Nascida numa família de educadoras, sabe a importância da educação para a transformação da sociedade e almeja uma educação igualitária e de qualidade para os jovens brasileiros.
18 anos, de Jundiaí, SP.
Após passar toda sua vida morando no interior de São Paulo, teve que se mudar para a Cidade Maravilhosa para poder dar início aos estudos na Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio).
Acredita que as mudanças na educação devem começar a ser conquistadas desde já, ao invés de apenas serem jogadas para o futuro. Por isso está animada em poder empregar seus esforços nesse processo de mudança.
Beatriz adora viajar, ler, e passar tempo com a família e amigos.
24 anos, de Rio Claro, São Paulo.
Nascida e criada no interior de São Paulo, mas com o coração mineiro, de onde sua família é.
Formada em Direito pela PUC–SP. Escolheu esse curso por enxergar no Direito uma ferramenta de transformação social. Durante a graduação participou de diversas atividades extracurriculares e foi Diretora Social e de Eventos do Centro Acadêmico de sua faculdade.
Profissionalmente, atuou em grandes escritórios e possui experiência nas áreas Regulatória e de Propriedade Intelectual.
Arrumou as malas e foi em busca de novos desafios através de realização de atividades de alto impacto social. Morou na Sérvia enquanto era voluntária em uma fundação para crianças com câncer e na Grécia como participante de um projeto de educação pública. Estagiou em um dos principais escritórios de advocacia da Europa Central.
Vê na educação a grande chave para a melhoria da desigualdade social, o desenvolvimento econômico, a criação de líderes e no empoderamento de minorias resultando no progresso da qualidade de vida do nosso país.
Apaixonada por viagens, praia e por conhecer novas pessoas e histórias.20, de São Paulo, São Paulo.
2Cursou o colegial no Colégio Bandeirantes e atualmente esgtuda Economia na FEA-USP.
2É fundador do FEA eLab, Laboratório de Empreendedorismo, do qual faz parte da gestão.
2Participou do programa de incubação do Núcleo de Empreendedorismo da USP ao cofundar a startup 1StuDay.
2Foi voluntário da ONG VIDAS e no Cursinho FEA-USP.
2Quer ter o próprio negócio de impacto social.
2Ama praticar esportes, viajar e estar em contato com a natureza.
21 anos, de Mercês, Minas Gerais
Atualmente cursa Engenharia Civil no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
É diretor de Recursos Humanos do CASD Vestibulares, um curso fundado e administrado por alunos do ITA, sem fins lucrativos, voltado para a preparação de alunos de baixa renda para o ingresso em diversas faculdades.
É também membro do departamento de RH do Casdinho, o curso irmão do CASD Vestibulares, mas que atinge alunos do 8º e 9º anos e os prepara para o ingresso nas melhores escolas de Ensino Médio de São José dos Campos e região.
Acredita que somente a Educação tem o poder de transformar permanentemente a sociedade.
20 anos, Rio de Janeiro - RJ
Completou o ensino médio no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde estudou desde o 6º ano. Já foi atleta de Ginástica de Trampolim, representando o Brasil no Campeonato Mundial da França, na categoria 15-16 anos, em 2010.
Fez parte do Mapa na fase do Manifesto e também trabalhou como voluntária nos projetos Somar - Complexo do Lins e Contadores de Histórias do IPPMG/UFRJ.
Atualmente cursa o 6º período de Engenharia de Produção na UFRJ, participa da Liga de Investimentos da Poli-UFRJ e também é representante eleita dos alunos, trabalhando na reforma da grade de seu curso.
23 anos, de Campinas, São Paulo.
Atualmente cursa o último ano de Economia na UNESP, é Presidente e Co-fundador da Liga de Mercado Financeiro da Universidade, com o apoio da Fundação Estudar.
Participa da organização de palestras, eventos e cursos na faculdade e coordena um projeto que fornece educação financeira para estudantes de escolas públicas.
Realizou parte do ensino médio na Austrália e recentemente estudou na Universidade de Harvard, através do programa de verão da Universidade, sendo membro de grupos como Harvard Investments Club e Harvard Summer MUN (Model United Nations).
Acredita no poder transformador da educação de qualidade, do empreendedorismo e entende que todo cidadão tem a capacidade de colaborar para que tenhamos um país melhor.
Ademais, possui estudos que enfatizam a importância da melhora na educação brasileira como ponto fundamental para que o país consiga alcançar um crescimento sustentado e realmente inclusivo.
23 anos, de Capivari, São Paulo.
É estudante de engenharia de materiais na Universidade Federal de São Carlos.
Desenvolveu pesquisa na área de materiais poliméricos e foi estudante visitante na Polytechnique de Grenoble, pertencente à Université Joseph Fourier, na França.
Atualmente é voluntária na Endeavor Brasil. Acredita que empreendedorismo e educação são fundamentais no desenvolvimento do país.
25 anos, de Genebra, Suiça.
Estudou economia na Universidade de St. Gallen e fez um intercambio na Universidade de Harvard.
Apaixonado pelo Brasil, ele trabalhou no país na Real Impact Analytics, uma start-up que se especializa na criação de soluções analíticas com impacto para as industrias de telecomomunicação, de varejo e institutos de microfinanças.
Ele quer contribuir a redução da pobreza e da desigualdade social usando conhecimento e technologias em análises de dados e acredita na educação como sendo o melhor meio para uma mudança sustentável.
35 anos, de Belém, Pará.
Cientista da computação com mestrado em engenharia elétrica trabalha na Real Impact Analytics gerenciando implantação de projetos envolvendo análise e visualização de dados nas empresas de Telecom.
Durante sua carreira trabalhou na Austrália em projetos de pesquisa com machine learning e no Brasil desde de bancos com modelagem de risco de crédito até start ups de meio de pagamento.
Morando há 12 anos em São Paulo, entende que a educação é uma das grandes questões para se ter uma sociedade mais justa e equalitária e ve na tecnologia e no uso inteligente dos dados duas grandes ferramentas para ajudar na melhoria da educação e na otimização das cidades.
27 anos, de Santo André, São Paulo.
Tornou-se bacharel em Ciências de Computação em 2012 e mestre em Visualização Computacional em 2014 pela Universidade de São Paulo.
Envolveu-se em parcerias com outras universidades em projetos multidisciplinares e trabalhou com pesquisas em diversos temas, a mais recente voltada para uma análise do cenário político/eleitoral brasileiro.
Hoje, é colaborador da Real Impact Analytics, na qual atua na implementação e desenvolvimento de projetos Big Data em empresas de telecomunicações.
Seu viés acadêmico o faz crer que a educação digna é a base para o crescimento sustentável de qualquer país.
21 anos, de São Paulo, São Paulo.
Recebeu uma bolsa para completar os seus estudos em uma escola privada e representou o Brasil em cinco olimpíadas científicas internacionais.
Co-fundadora do Projeto VOA!, que prepara alunos de escolas públicas para olimpíadas científicas, e do Movimento Mapa Educação, um projeto que tem como objetivo representar as crianças e jovens brasileiros de hoje no debate nacional sobre educação, ela tem como grande sonho que o Brasil tenha uma educação pública de excelência.
Atualmente, estuda Ciências Políticas e Astrofísica na Universidade de Harvard, tendo como foco desigualdade e educação na América Latina.
Ela é apaixonada por dança e livros, além de fazer trilha, andar de bicicleta e viajar.
20 anos, de São Paulo, São Paulo.
Cursa Sistemas de Informação na Universidade de Campinas (UNICAMP). Estudou em diferentes escolas públicas, além de ter se formado como técnico de telecomunicações pelo Centro Educacional e Assistencial de Pedreira (CEAP).
Foi também voluntário no CEAP, auxiliando nas atividades com alunos do ensino fundamental aos sábados.
Nos tempos livres, Allan pratica esportes e toca violão.
19 anos, de Brasília, Distrito Federal.
Completou ensino médio no Colégio Militar, onde liderou o time de Modelo da Nações Unidas em conferências nacionais e internacionais.
Foi ganhador de medalhas em olimpíadas científicas e trabalhou como tutor voluntário de crianças em diferentes instituições.
Atualmente, estuda Psicologia e Economia na Universidade Harvard.
Eduardo adora viajar e é interessado em educação, música, dança e design gráfico. Nas horas vagas, faz de conta que sabe tocar violão.
Sua maior paixão é conhecer diferentes pessoas e ideias, e seu sonho é usar psicologia social para melhorar a comunicação entre elas.
27 anos, de São Paulo, São Paulo.
Nivaldo José Azevedo da Silva sempre estudou em escolas públicas durante o ensino fundamental e médio.
Se formou em Administração de Empresas no ano de 2010 na Universidade Nove de Julho, com honras e nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso, que tratava de avaliação de desempenho em estagiários de grandes empresas.
Desde então trabalha como Consultor em Implantação de Franchising em uma grande rede de Franquias brasileira.21 anos, de Itajubá, Minas Gerais.
Veio para São Paulo com seus pais ainda novo e depois de estudar em vários colégios decidiu focalizar em sua vida acadêmica.
Ingressou o ensino médio no colégio Etapa onde pôde realizar um intercâmbio para Cambridge, Reino Unido, que abriu seus olhos para o mundo.
De família de engenheiros, sempre teve um pé voltado para a engenharia e por isso escolheu sua área ainda criança.
Cursa Engenharia Mecânica na Universidade Presbiteriana Mackenzie e pretende focalizar seus estudos na área de aerodinâmica.
27 anos, de Curitiba, Paraná.
É Engenheiro Civil, formado pela UFPR em 2011, e já atuou na iniciativa privada e pública, sempre também com trabalhos no terceiro setor.
Tem consigo valores ideológicos muito fortes que lhe impulsionam a buscar a mudança e a transformação do país, e depois de todas as oportunidades educacionais que teve em sua vida, busca retribuir.
Atualmente é Mestrando em Urban Planning & Public Policy na University of Southern California, e presidente do Instituto COURB. E cada vez mais Germano tem se interessado em análises de ações de governo e na formulação de políticas públicas.
27 anos, de Recife, Pernambuco.
Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Sergipe, é licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas.
Durante a graduação, estagiou como mediadora de leitura em uma biblioteca escolar da rede municipal de Recife, experiência que a fez acreditar ainda mais na possibilidade de aprendizagem de forma prazerosa e divertida. Na pesquisa de mestrado discutiu programas de governos da década de 1950 que procuravam promover a aproximação da população recifense mais pobre com teatro, cinema, música erudita, artes plásticas e bibliotecas.
Atualmente mora nos EUA, Cambridge - MA, e estuda inglês.
Acredita que a educação tem que ser libertadora e para todos, promovendo sujeitos autônomos e capazes de enfrentar as diversas barreiras sociais.
21 anos, de São Paulo, São Paulo.
Cursa Engenharia Elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP USP) e é Técnico em Telecomunicações pelo Centro Educacional e Assistencial de Pedreira (CEAP).
Participa de diferentes projetos voltados para a educação de crianças e jovens carentes que estudam em escolas públicas na Zonal Sul de São Paulo. É o atual presidente do Escritório Politécnico Internacional (iPoli), grupo responsável pela internacionalização da Escola Politécnica. E, também, um dos organizadores da Semana Internacional da Poli.
Acredita em um Brasil onde todos os jovens terão a oportunidade de escolher seu futuro.
Ama trabalhar com jovens e crianças, passar o tempo com os amigos, jogar futebol e viajar.
20 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Estudante de Engenharia da PUC–RJ, ex-aluno do Colégio de São Bento.
Participou como voluntário de projetos sociais durante o colégio em creches e asilos. Foi monitor do departamento de Matemática e do departamento de Economia da sua universidade. Trabalha com pesquisa na área de estatística e dados.
Acredita na educação como motor de uma sociedade, e enxerga nela uma solução necessária e inexorável para o nosso país.
No tempo livre, é apaixonado por esportes e por passar tempo e se divertir com a família e amigos.
22 anos, de Florianópolis, Santa Catarina.
Formado em Ciências Políticas e Matemática pela Universidade de Stanford, hoje faz mestrado em Estudos Latino-Americanos na mesma universidade. Sua pesquisa acadêmica é sobre o sistema policial e carcerário brasileiro.
Dedicou seus últimos verões a tecnologia de educação no Brasil e serviço comunitário no Equador.
Após sua formatura, pretende voltar ao Brasil e trabalhar junto ao setor público.
21 anos, de São Paulo, São Paulo.
Está no sétimo semestre de pedagogia na Universidade de São Paulo direcionando seu percurso para as áreas de alfabetização e corporalidade em matérias optativas e participando de eventos e vivências que contemplam esse direcionamento.
Acredita que a educação tem um papel de vital importância no desenvolvimento humano, ecológico e econômico do todas as sociedades.
19 anos, de Campinas, São Paulo.
Cursa Sistemas de Informação na Universidade de Campinas (UNICAMP). Faz Iniciação Científica na área de Arquitetura e Organização de Computadores.
Estudou na escola Fundação Bradesco e lá teve oportunidade de participar de projetos voluntários com crianças carentes e idosos, além de ter sido coordenadora geral da Feira de Profissões (2010).
É apaixonada por tecnologia e política e, por isso, pretende seguir sua vida acadêmica nessas duas áreas, de forma que uma possa contribuir com a outra.
21 anos, de São Paulo, São Paulo.
Cursa o 6° semestre de Design Digital na Universidade Anhembi Morumbi e possui certificação em direção de arte.
Pretende desenvolver pesquisas na área de design, acreditando que o design pode e deve ajudar as pessoas a viverem melhor, também tornando mais fáceis algumas atividades do dia a dia
Acredita na melhora na educação do Brasil e que isso deve ser feito em comunhão com as famílias.
Ama ajudar em trabalhos voluntários e é apaixonada por música, teatro e dança.
26 anos, de Recife, PE.
Atualmente, cursando mestrado em engenharia da computação na Universidade de PE (UPE), é nerd faixa preta, pós graduado em Segurança da Informação; Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Santa Maria; Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas pela UNIBRATEC; Certificações OCJA e ITIL V3 Foundation e OCJP; Desenvolvedor JAVA e Mobile (iOS e Android); Participante de mais de 23 Hackathons sendo campeão de 14.
Já participou de um acampamento da NASA em 2013 onde desenvolveu um algoritmo para calculo de rota do robô que pode ir a Marte caso a NASA aprove o que foi feito.
Participante do Hackathon da GLOBO na Casa do Big Brother Brasil onde desenvolveu um projeto de Streaming de TV baseado no perfil do usuário em redes sociais.
Ganhador do Space Challenger da NASA com o projeto SKYON
Nas horas vagas adora praia, pedalar e construir robôs.
Co-fundador d’O Formigueiro, a primeira plataforma de financiamento coletivo no Brasil exclusivamente voltada para educação, Renan foi Coronel Aluno no Colégio Militar do Rio de Janeiro (o posto mais alto que um aluno pode alcançar na instituição) e foi aceito em 9 universidades americanas de ponta, sendo 7 do renomado grupo Ivy League.
Colunista do site Estudar Fora, cursa a graduação em Economia e Ciências Políticas na Universidade de Harvard, onde dentre diversas atividades que participa, é embaixador brasileiro pelo David Rockefeller Center for Latin America Studies, co-presidente da Associação Brasileira de Harvard, co-diretor do Harvard Youth Leadership Initiative e um dos diretores da Igniting Innovation Summit, a maior conferência universitária de empreendedorismo social dos Estados Unidos.
É atual fellow da Fundação Estudar e responsável pela Diretoria de Finanças e Jurídico do Mapa.
27 anos, de Santa Catarina.
Graduado em Direito pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio).
Durante a graduação se envolveu com diversas atividades extracurriculares, tendo sido co-fundador da Associação de Alunos de Direito Global da FGV Direito Rio e participado do Programa de Formação Complementar em Relações Internacionais da Escola de Ciências Sociais/CPDOC-FGV, por meio do qual teve a oportunidade de participar, em 2011, de uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica.
Em 2012 estudou na Universidade de Tilburg, Holanda, onde realizou uma pesquisa sobre a utilização de crowdfunding como veículo de financiamento para startups.
Durante a graduação estagiou no poder judiciário, em um centro de pesquisa envolvendo direito e propriedade intelectual e em escritórios de advocacia.
Desde 2013 trabalha com direito societário e fusões e aquisições em um escritório de advocacia localizado no Rio de Janeiro.
Maurício tem amplo interesse por educação, políticas públicas, inovação, empreendedorismo, mercado financeiro e terceiro setor.
18 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Atualmente reside em Curitiba e a partir de agosto será morador de Washington, DC (onde vai estudar Ciência Política e Relações Internacionais em Georgetown University); seja onde for, nunca deixou de se considerar um cidadão do mundo.
É um jovem focado em política e educação, e tenta sempre trabalhar em projetos voltados para essas áreas, como quando foi eleito Deputado Jovem no Parlamento Jovem Brasileiro pelo projeto de lei que escreveu sobre o Sistema de Vouchers, além de também ter sido fundador do SeFaMUN, primeira simulação das Nações Unidas no Paraná.
Em seu tempo livre, gosta de ver e jogar um bom futebol, ouvir música e FRIENDS (tanto os da vida real quanto os do seriado); e acredita que a combinação dessas coisas é a chave para bons momentos na hora de relaxar.
21 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Cursa engenharia no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Atualmente, atua no Departamento Acadêmico de sua faculdade visando a melhoria das práticas de ensino e manutenção da excelência de ensino da instituição.
Acredita que através da educação básica de qualidade consegue-se estruturar as maiores mudanças no cenário socioeconômico brasileiro.
Nas horas vagas, gosta de praticar esportes e passar tempo com sua família e namorada.
21 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Completou ensino médio no Colégio Santo Agostinho, onde estudou desde o primário.
Já participou como voluntário de projetos de suporte a famílias de crianças internadas no Hospital Miguel Couto (rede pública municipal) e é inquieto na busca pela melhoria nas condições de vida do país.
Atualmente, é bolsista por excelência acadêmica do Ibmec Rio de Janeiro, onde cursa o 7º período da Graduação em Ciências Econômicas.
26 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Engenheiro de controle e automação pela UFRJ e com passagem pela Politecnico di Milano, se especializou no mercado financeiro e trabalha diretamente nele há 3 anos.
Sempre buscou participar de movimentos que fomentem a educação brasileira e encontrou no MAPA uma chance de proporcionar a todos melhores condições de ensino e, consequentemente, de carreira.
19 anos, de Vinhedo, São Paulo.
É apaixonada por educação e acredita que a única maneira de mudar o Brasil é engajando os jovens de hoje nas discussões sobre o futuro de nosso país.
Sua paixão pelo esporte fez com que se interessasse pela graduação no exterior. Seu plano inicial era ir para os Estados Unidos com bolsa de estudos para jogar tênis, porém a sua paixão por exatas falou mais alto e acabou indo estudar Engenharia de Produção na Georgia Tech, em Atlanta.
É co-fundadora e Vice-Presidente de Operações da BRASA (Brazilian Student Association), que inspira alunos brasileiros a irem estudar no exterior, os engaja através de conferências, e lhes proporciona oportunidades profissionais no Brasil.
Em um ano e meio, quando se formar na faculdade, Victoria pretende voltar para o Brasil e construir a sua carreira lá.
20 anos, de Rio Branco, Acre.
Atualmente cursa dupla-graduação Economia e Global Affairs na Yale University.
Nascido e criado no distante Estado do Acre – lá no coração da Amazônia – é apaixonado por educação, empreendedorismo e políticas de desenvolvimento social, tendo dedicado grande parte dos últimos quatro anos a essas áreas através de participação em programas, projetos e networks em diversos países.
Por ter concluído Ensino Médio na rede estadual de ensino, cursado Direito por dois anos em universidade federal, e trabtalhado como servidor público federal durante um ano, André adquiriu grande interesse no setor público brasileiro - e hoje sonha transformá-lo.
É um grande fã de cinema, história e de fingir que sabe contar piadas.
21 anos, do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Apaixonado por cidades, principalmente por sua Cidade Maravilhosa, decidiu fazer o curso de Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME), onde tem aprendido mais sobre a criação e o funcionamento desses lugares onde vivemos.
Passou e faz parte de instituições que construíram quem é hoje, como o Colégio Militar, a Integração IME e a Fundação Estudar.
Além dos trabalhos voluntários em que já se envolveu como na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e em um curso comunitário no Rio de Janeiro.
No futuro, pretende trabalhar no setor de infraestrutura de transportes buscando integração entre sistemas e organizações.
E nas horas vagas, muita música de todos os tipos, fotos e passeios pela cidade sendo guia turístico para os amigos.
19 anos, de Taubaté, São Paulo.
É entusiasta de ações que aproximem o jovem das políticas locais, no intuito de fazer com que a mudança passe pela geração do futuro.
Teve participação notável na política local de sua cidade em assuntos relativos à educação e transporte público.
Após 2 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursando Direito e realizando pesquisa no Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI), ganhou bolsa integral de estudos e transferiu sua graduação para a FGV Direito Rio.
Foi pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV-RJ.
Gabriel é apaixonado por vanguardas acadêmicas na área das humanidades. Gosta de viajar, debater ideias, correr na praia e escrever.
20 anos, de Campinas, São Paulo.
Estuda economia no Insper, em São Paulo. Atualmente, ele é aluno visitante em Harvard.
É co-fundador do Cursinho Insper, um projeto que prepara jovens de baixa-renda para ingressar em sua faculdade com bolsas de estudos.
Em seu tempo livre, gosta de conversar com outras pessoas, tirar fotos e tentar andar de skate.
19 anos, de São Paulo, São Paulo.
Cursou um colegial brasileiro, a Escola Lourenço Castanho. Nela, se envolveu com um grupo de sustentabilidade e depois fundou um projeto de sustentabilidade na ONG Associação Maria Helen Drexel.Mais tarde, ele criou um app para encontrar amigos, o WeTag, e hoje estuda Administração e Políticas Econômicas na NYU.
É apaixonado por empreendedorismo e educação.
34, de Manaus, Amazonas.
É advogada por formação e docente por vocação. Fez mestrado em Ciência Política, estudou Direito Empresarial, saúde pública, educação e feminismo.
Como advogada, trabalhou em escritórios como TozziniFreire e Dannemann. No serviço público, atuou na ANVISA. Por sete anos, foi também professora do ensino superior. Tornou-se gestora educacional, trabalhou com assuntos regulatórios em educação, coordenou um Núcleo de Prática Jurídica e outro de TCC.
Fez um curso sobre metodologia científica na Universidade Leuven, na Bélgica, para aplicar no Núcleo de TCC que coordenou.
Foi assessora da direção do IDP, em Brasília. Um belo dia fez as malas, vendeu os móveis, empacotou os livros e foi morar com a família em Cambridge.
Lá, trabalhou no MIT Brasil, concebeu e coordenou um evento voltado inteiramente para educação junto ao grupo de pesquisadores da região de Boston, o PUB-Edu.
Atualmente, estuda novas tecnologias da educação na Universidade de Harvard, é jornalista da Fundação Estudar, voluntária do grupo Spouses&Partners do MIT e membro do grupo de mídias sociais do Mapa.
22 anos, de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
Durante 5 anos se dedicou ao curso de Direito, estagiando em órgãos públicos como a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, e em Juizados da Justiça Federal.
Porém, no fim da graduação, percebeu que este não era o caminho que gostaria de seguir.
De formanda, voltou a ser caloura. Agora em Psicologia, no Instituto de Medicina e Reabilitação do Rio de Janeiro.
Atualmente estagia no setor de Recrutamento e Seleção da Fundação MUDES, agência responsável pela integração empresa - estudante. Foi voluntária no Projeto SOMAR Inglês, e em ações da ONG TETO.
Mudou de casa e de cidade para dar início à caminhada em busca do sonho grande, e hoje é parte do grupo de mídias sociais do Mapa.
Formado em Direito, na UERJ, e em Relações Internacionais, no Ibmec, onde contou com bolsa integral, trabalhou na Globalgiving Foundation e criou o projeto Salgueiro Sustentável.
Também foi um dos fundadores da empresa jr. Panorama Consultoria Internacional, empresa jr. de Relações Internacionais do Ibmec.Teve a oportunidade de participar de diversos programas internacionais voltados para desenvolvimento de liderança, tais como o Programa por el Fortalecimiento de la Función pública, da Fundación Botín, o Student Leaders Program, da embaixada americana, e o Engage in Conservation Program, da Dekeyser and Friends Foundation.
Atualmente, trabalha na área de Produtos da Fundação Lemann, pensando em estratégias para maximizar o impacto de tecnologias educacionais no sistema educacional brasileiro.
Ama viajar, nadar e sonha em criar um negócio social que mude o mundo.
23 anos, de Presidente Prudente, São Paulo.
Atualmente cursa Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos. Participou desde o início da graduação de atividades extrecurriculares, sendo elas bolsa atividade no Departamento de Química e Iniciação Científica na área de metais amorfos no DEMa-UFSCar.
Em decorrência do Programa Ciência Sem Fronteiras, também esudou durante um ano na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, na Alemanha.
Tendo realizado integralmente seu ensino básico e médio na rede pública, acredita que o principal pilar para o desenvolvimento da sociedade reside em um ensino público acessível e de qualidade para todos.
Como hábito da cidade natal, não dispensa um bom tereré gelado nos dias quentes, além de ser apaixonado por seriados e esportes, principalmente natação, estando sempre em uma piscina quando possível.
24 anos, de Catanduva, São Paulo.
É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atualmente exercendo a atividade de Psicóloga Clínica.
Como estudante, fez estágio em três áreas da psicologia: social, escolar e clínica. Nas instituições CRAS São José, Apae, Escola Estadual Santo Antônio e CEPRAPSI-UFMT/CUR, todas localizadas na cidade de Rondonópolis. Também foi monitora da disciplina Avaliação Psicológica.
No estágio em psicologia escolar trabalhou com formação continuada dos professores, proporcionando informações apropriadas e de cunho científico com o objetivo de preparar os profissionais para a diversidade dentro da escola, sabendo reconhecer e trabalhar com a demanda existente.
Em suas experiências pessoais e como discente esteve em contato com diferentes níveis socioeconômicos e com diferentes necessidades, compreendendo que cada pessoa tem sua individualidade e seu contexto de vida. Dessa forma, percebeu que a educação está muito além de ler e escrever, devendo ser tratada como o mecanismo de desenvolvimento integral da pessoa considerando todas as dimensões de crescimento do ser humano.
Gyovana acredita que é através da educação que a sociedade aprenderá a ser crítica e a lutar pelos seus direitos, inclusive pleitear condições melhores de vida.
Por essas razões que almeja uma educação de qualidade a todos os brasileiros.
23 anos, de Lagoa da Prata, Minas Gerais.
Técnico pelo CEFET-MG e bacharel em ciência e tecnologia pela UFABC, em Santo André - SP, é estudante de Engenharia de Gestão e Engenharia Ambiental e Urbana, também pela UFABC.
Realiza graduação sanduíche no New York Insitute of Technology. Foi fundador do Centro Acadêmico de Engenharia de Gestão da UFABC, membro eleito do Conselho Universitário da UFABC por dois mandatos e organizador do TEDxUFABC, evento que discutiu interdisciplinaridade e inovação.
É um entusiasta da educação e atua na realização de contatos externos institucionais do MAPA.
19 anos, de Camboriú, Santa Catarina.
Atualmente, estuda Engenharia Mecânica na UFSC.
Seu objetivo de vida é impactar positivamente o maior número de pessoas que puder. Assim, desde pequena, fez projetos para entender e melhorar a iniciação científica nas escolas locais, curso para preparar adolescentes no ingresso das instituições federais, além de campanhas sociais.
Nos últimos anos, integrou a AIESEC, participa do NEO Empresarial e também contribui para o MAPA, que é o primeiro passo para concretizar um impacto de larga escala: o desenvolvimento da educação no Brasil.
35 anos, de Patos de Minas, Minas Gerais.
É doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard, e mestre e Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Estudou ainda na Suécia, Espanha e em Israel.
Foi Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (interino), sob a gestão do Presidente Lula. Desempenhou ainda os cargos de assessor especial, diretor, chefe de gabinete do ministro e subsecretário de Desenvolvimento Sustentável.
Como subchefe executivo, coordenou os Projetos de Desenvolvimento do Nordeste, do Centro-Oeste e Plano Amazônia Sustentável (PAS).
Seu interesse é na mudança do projeto de desenvolvimento nacional, para libertar a criatividade do brasileiro.
Escreve em distintos meios sobre educação, inovação e estado. Palestrou em Oxford, Harvard, Berkeley, Beihang University/China, Carlos III de Madrid, Koç Üniversitesi/Turquia, Universidade de Estocolmo e Universidade de Oslo, entre outras.
É atual subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República
34 anos, São Paulo, São Paulo.
É cineasta, roteirista, diretor de fotografia e editor de filmes de ficção, documentários, publicidade para a TV e Internet.
Dirigiu o documentário "Quebrando o Tabu" que discute soluções alternativas ao fracasso da guerra as drogas com Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton e Jimmy Carter.
Acumula 10 anos de experiência como diretor de filmes publicitários para os principais anunciantes do Brasil e se prepara para lançar seu primeiro longa-metragem de ficção, "Na quebrada", que conta a história de jovens da periferia que mudaram suas vidas ao estudar cinema.
Formado em administração de empresas pela FGV de SP, com especialização em direção pela USC e roteiros pela UCLA, Fernando é fundador da Spray Filmes, produtora com 5 anos de atuação no mercado de audiovisual, nas áreas de cinema, publicidade e internet.
Fernando ajudou na reativação do grupo de teatro "Do Lado de Cá", formado por detentos do presídio de segurança máxima Adriano Marrey.
como cronista, já escreveu para a Folha de S. Paulo, Revista Trip, Revista Playboy, Meio e Mensagem e o Huffigton Post.
Foi colaborador da ONG Sou da Paz, Cooperifa, Afroreggae e já dirigiu mais de 30 comerciais para ONGs, entre elas o Greenpeace, Graac para crianças com Câncer, Amigos da Educação, Instituto Pró-queimados e o fórum da OIT para erradicação do trabalho infantil.
Ganhador de prêmio Homem do Ano Revelação em 2011, da revista GQ.
Pedagoga, especialista em Educação de Jovens e Adultos. Educadora da rede publica da Educação Infantil à Faculdade.
Atualmente Coordenadora Geral do CIEJA CL (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do Campo Limpo).
Mestre em Educação pela PACE University e PhD em Educação Internacional e Desenvolvimento pela New York University.
Fundou e é CEO da Aondê, uma start-up de edtech. Também fundou e é diretor do LABi, Laboratório de Inovação Educacional. É assessor e porta-voz do Movimento Todos pela Educação para a área de inovação, coordenador do GELP Brasil (gelponline.org), foi subsecretário de novas tecnologias educacionais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2013.
Nesse período, idealizou e implementou programas como a Educopédia (www.educopedia.com.br), o Pé de Vento (mistura de curso de alfabetização, jogo e livro digital), o Rioeduca (www.rioeduca.net) e o GENTE (um novo modelo de escola gente.rioeduca.net).
É Ph.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), Mestre em Ciências Cognitivas e Bacharel em Pedagogia.
Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, consultor em projetos de inovação do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e coordenador de ciência e aprendizagem da Joy Street, uma empresa de tecnologias educacionais lúdicas do Porto Digital.
23 anos, do Rio de Janeiro, atualmente morando em São Paulo.
Filho de uma diarista e um pedreiro aposentado, cresceu na Rocinha e estudou em escola pública.
Em 2005 foi selecionado pelo ISMART para estudar no Colégio de São Bento, onde completou o Ensino Médio. Com bolsa do Prouni, formou-se em Direito na Puc-Rio, onde participou de um grupo de pesquisas do PIBIC com o foco em entender a efetividade do Direito Social à Educação previsto na Constituição Federal de 1988.
Fellow da Fundação Estudar, trabalhou em 2 grandes escritórios de advocacia e atualmente é advogado e trainee na Ambev.
Como um bom carioca da gema, curte praia, pipa, futebol e um bom churrasco na laje. Adora ler livros e ver filmes e séries.
Seu maior sonho é que todos tenham igualdade de oportunidade, independente de classe, raça ou gênero.
18 anos, de São Paulo, São Paulo.
Acabou de se formar no ensino médio na St. Paul’s School, uma escola britânica. Vai estudar em Harvard College. Pretende estudar economia ou engenharia, e é apaixonado por empreendedorismo.
Matteo é um líder e um empreendedor jovem; vem aprimorando características próprias através de seus interesses e de suas atividades.
Primeiramente, desenvolve um start-up chamado Crowned (www.crownedapp.com) há quase 1 ano. Crowned é um aplicativo que faz com que os usuários do mundo inteiro compitam fisicamente por meio de uma plataforma virtual.Também, foi um participante assíduo do MUN (Modelo das Nações Unidas), tendo sido um delegado, um conselheiro para os delegados mais novos, e o líder do comitê ECOSOC (econômico e social).
Além disso foi co-fundador do clube de Investimentos em sua escola, onde o grupo de alunos investiram (com seu próprio dinheiro) no BOVESPA (em empresas como AmBev e Fibria).
Ama futebol, e pretende continuar a jogar futebol em Harvard. Gosta de escutar música, assistir seriado (Suits, por exemplo), e também sair com os amigos e com a família.
21 anos, de Brasília, Distrito Federal.
É estudante do último ano de Direito da Universidade de Brasília e atualmente trabalha no banco público da sua cidade, no atendimento a pequenos e médios empresários.
Sempre gostou de números, mas encontrou no curso de direito uma oportunidade de transformação social.
Estagiou em órgãos públicos e no Núcleo de Prática Jurídica de sua universidade, além de participar de pesquisas no Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação.
A mãe, professora de escola pública, sempre a ensinou a importância de investir em educação e ajudar o próximO.
Deu aulas voluntárias de reforço escolar a estudantes de ensino fundamental e médio, e acredita que a educação é a base para a promoção de inclusão e justiça social de todos brasileiros.É Diretora Executiva do Laboratório de Educação, atua como educadora desde 1978 e é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP).
Foi Bolsista (ICE/FAPESP) para especialização no Institut Municipal d’Educació de Barcelona, professora da FE-USP por 10 anos e responsável pelo desenvolvimento de projetos de formação de professores em redes municipais de ensino, como as de Osasco e Jundiaí, SP.
De 2007 a 2012, foi Presidente da Comunidade Educativa – CEDAC. Integra os conselhos da AlfaSol e do Instituto Desiderata. É membro do Clinton Global Initiative e participa de fóruns internacionais como o Skoll World Forum on Social Entrepreneurship e think-tanks organizados pela Universidade de Harvard.
Ao longo dos últimos 12 anos, Beatriz Cardoso liderou a formação da equipe de profissionais na Comunidade Educativa – CEDAC e a formulação estratégica de diversos programas desenvolvidos em parceria com financiadores privados, assumindo a coordenação pedagógica dos mesmos ("Escola que Vale" e "Trilhas", entre outros).
É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas e dos livros: Reflexões Sobre o Ensino da Leitura e da Escrita (Vozes), em coautoria com Ana Teberosky; e Ler e escrever, muito prazer! (Ática), em coautoria com Madza Ednir. É também organizadora dos livros Ensinar: tarefa para profissionais (Record), escrito a partir da experiência do programa "Escola que Vale" (parceria entre a Comunidade Educativa – CEDAC e a Fundação Vale); e de E-mails Pedagógicos (parceria entre Comunidade Educativa – CEDAC e Telemar).
Em 2013, Beatriz Cardoso foi fellow no Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard e em 2014 foi nomeada Senior Ashoka Fellow.
Formado em Filosofia e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília.
É Oficial de Projetos do Fundo das Nações Unidas para a INFÂNCIA – UNICEF, no Brasil, onde coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes.
1984-1986 - Iniciou sua atividade de educador de crianças e adolescentes em 1984 em um internato para crianças afastadas da convivência familiar, em Viamão no RS.
1987-1989 - Foi educador social desenvolvendo diferentes trabalhos com meninos e meninas de rua em Curitiba/PR e São Leopoldo/RS.
1990 - Representou o Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua na mobilização pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente que foi apresentado ao Congresso Nacional e aprovado em 1990.
1990 -1995 - Foi coordenador nacional do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, em Brasília, eleito por dois mandatos.
1996-1999 – Foi assessor do Instituto de Estudos Sócio-econômicos – INESC – ONG especializada no acompanhamento dos projetos de lei relacionados à defesa dos direitos da criança e do adolescente no Congresso Nacional.
Desde 1999 é Oficial de Projetos do UNICEF no Brasil, onde coordena o Programa Cidadania dos Adolescentes.
Professional Master Coach, Mestre em Administração Profissional, Pedagoga, pós graduada em Pedagogia Empresarial, Recursos Humanos, MBA, especialista em Gestão Empresarial e Recursos Humanos, realizado nas escolas Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Fundação Pedro Leopoldo, respectivamente.
Foi Presidente da União Brasileira para a Qualidade, sendo atualmente Conselheira. Trabalhou na Petrobras por 18 anos, em várias funções, entre as quais Gerente de Planejamento e Gestão e Gerente de Comunicação.
É Consultora da FALCONI Consultores de Resultado, atuando nas áreas de Gestão por Competências, Remuneração Variável, Avaliação de Desempenho, Formação e Desenvolvimento de Equipes de Melhoria, Liderança, Governança, Gestão da Mudança, Reestruturação de Processos, Gestão por Diretrizes, entre outros temas da Gestão.
É autora dos livros: Soluções em Equipe, Caderno de Campo das Equipes de Melhoria, Esculpindo Líderes de Equipes e coautora dos livros Gestão para Resultados na Educação, Método de Solução de Problemas em Grupo na educação e Índice de Formação da Cidadania e Responsabilidade social.
É Diretor Executivo da Fundação Lemann.
Advogado formado pela USP, foi visiting scholar na universidade Columbia e Yale World Fellow na universidade Yale.
Fundou e preside o conselho do instituto Sou da Paz.
É membro do conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.
Natural de Timóteo/MG, graduou-se em História, em 1979, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2001, especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, na PUC-Minas, com aprovação da monografia: “O espaço escolar e a formação docente: a formação em serviço e o papel do professor na sua concretização”. Desde 1976, é professora de história na rede de educação básica.
Entre outros cargos, exerceu os de diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, de 1993 a 1996; Participou, neste período, da equipe pedagógica coordenada pelo Professor Doutor Miguel Gonzalez Arroyo, que elaborou e implementou a proposta pedagógica inclusiva da Prefeitura de Belo Horizonte denominada ESCOLA PLURAL; Também foi assessora do Governo do Distrito Federal na elaboração e implementação da proposta político-pedagógica denominada Escola Candanga, de abril/96 a abril/97; Foi diretora do Centro de Capacitação Profissional Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), de 1997 a 1999; Em seguida, foi consultora do Programa de Aperfeiçoamento dos Secretários Municipais de Educação (Projeto Prasem/Fundescola) desenvolvido em parceria com o MEC, Unicef, Banco Mundial e Undime, na área de Gestão Educacional e Planos de Carreira e Remuneração do Magistério Mundial e palestrante do movimento Encontros pela Justiça na Educação (EJE), organizado pela Associação Brasileira de Magistrados e Promotores da Infância e da Adolescência(ABMP) e Fundescola/MEC de março/99 a dezembro/2001.
Foi secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, de 2002 a 2007; Elegeu-se presidente Nacional da união nacional dos dirigentes municipais de educação (Undime), de 2005 a 2007, onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil. Foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, cargo que assumiu em 2007 e permaneceu até 2012, tendo como uma de suas principais prioridades a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Participou da elaboração do Plano Nacional de Formação de Professores e da Plataforma Freire. Atualmente é diretora da Fundação SM Brasil.
19 anos, de Brasília, DF.
Atualmente, cursa Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Dentre as diversas atividades que participa, é co-fundador do projeto Quiros, que produz luvas eletrônicas que traduzem a linguagem brasileira de sinais para texto e áudio, presidente da ITAbits, uma iniciativa dedicada à produção de softwares e membro da equipe de robótica ITAndroids.
Um apaixonado por educação, é ex-diretor de Marketing e atual professor do CasDVest, uma organização sem fins lucrativos dedicada a dar a pessoas de baixa renda a oportunidade de um ensino médio e faculdade de qualidade.
Foi ganhador de diversas medalhas em olimpíadas científicas, trabalhando como tutor para alunos de diversas escolas e participando do site Olimpíadas Científicas, que tem por objetivo popularizar e reunir informações sobre as principais competições acadêmicas regionais, nacionais e internacionais.
Nas horas vagas, gosta de tocar piano e mergulhar em livros, além de fazer trilhas e assistir filmes.
22 anos, de São Paulo, São Paulo.
Estudou o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Atualmente, cursa o 7° semestre de Design Digital na Universidade Anhembi Morumbi e possui certificação em Direção de Arte pela IMPACTA.
Ama a área de Design e credita na importância do Design para a melhoria da qualidade vida das pessoas, e também, que pode ajudar a educação brasileira com essa profissão. Trabalhou como Educador no CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) da ONG CONOSCO e conheceu um pouco da realidade da educação brasileira em bairros pobres e por isso luta por uma educação melhor para o Brasil.
É apaixonado por esportes em geral, dança, música, teatro, filmes e gosta de estudar conteúdos da área de Design.
Mestra em educação pela Universidade Mackenzie, Pós Graduada em Didática, Pedagoga; Participou do Programa de Liderança Executiva no desenvolvimento da primeira infância do centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard, em 2013.
Foi Coordenadora de Educação da Fundação Orsa 1997-2001; Secretária de Educação de Santo André – SP 2001-2007; Sócia Fundadora do movimento Todos pela Educação; Diretora de Políticas Educacionais MEC – Brasília e Consultora da UNESCO 2008; Secretária de Educação de São Bernardo do Campo – SP 2009-2015 ; Conselheira da CAPES Educação Básica por dois mandatos. Exerceu a Presidência da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação 2007, 2011-2013, 2013-2015.
Integra o comitê diretivo do Instituto Campanha Nacional pelo Direito a Educação desde 2009, e é diretora geral do Instituto Campanha desde 2011. É Conselheira do CEDAC – Comunidade Educativa desde 2013. Conselheira da Fundação LEGO desde 2014. Conselheira da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP / MEC desde início de 2015. Atualmente é Consultora Sênior do LABI – Laboratório de Inovação Educacional.
Na área educacional, tem experiência em Orçamento Participativo, Gestão, Políticas Públicas, Financiamento, Avaliação, Formação de Professores e Pacto Federativo.
PARCEIROS
contato@mapaeducacao.com