Nossa História

2014

Manifesto Mapa do Buraco

Em 2014 entrevistamos mais de cem líderes educacionais para entender quais eram os principais problemas da nossa educação. Essas conversas nos deram base para construirmos um documento apontando os principais problemas da educação brasileira, apresentando também algumas soluções criadas e implementadas em diferentes cidades pelo país afora. Reunimos tudo isso no Manifesto Mapa do Buraco.

Após mapear esses problemas do Brasil um dos entrevistados nos perguntou:

“E agora? O que vocês vão fazer para “tapar” esses buracos?”

Com essa questão em mente consolidamos o movimento, em 2015, com uma missão bem clara:

“Colocar a educação como prioridade na agenda nacional, fazendo do jovem o protagonista dessa mudança.”

Acreditamos que a educação é o principal motor para um país com igualdade de oportunidades, e que ninguém melhor do que o jovem para lutar por isso, já que somos diretamente atingidos pelas políticas de educação e seremos a próxima geração de líderes.

Sabatina Educacional: “como tapar o buraco da educação brasileira?”  
Lançamento do Manifesto Mapa do Buraco

Organizamos, junto com a Avaaz, o primeiro e único debate presencial sobre educação em 2014 com os representantes educacionais de cada um dos candidatos, o ex-ministro da educação, José Henrique Paim (2014), e a ex-secretária de educação do Estado de São Paulo (2007-2009), Maria Helena Guimarães de Castro.

Discutimos propostas das candidaturas para a Educação para qualificar o debate de ideias sobre esse tema tão importante.

Você pode ver a Sabatina na integra!

Sabatina Educacional

2015

I Conferência Mapa Educação 

Que a Educação do Brasil tem problemas, todos nós sabemos. A diferença é o que vamos fazer para mudar isso? Com essa pergunta em mente percebemos que já tem gente mudando a educação, só precisávamos encontrar essas pessoas. Para isso lançamos o Desafio Mapa Educação, onde convidávamos pessoas que tinham ideias ou projetos inovadores sobre educação para ir até Brasília conhecer outros projetos e conversar com especialistas em educação.
Examinamos todos os mais de 150 projetos que foram enviados, selecionamos 100 deles e os levamos até Brasília.

Dá uma olhada no que foi essa Conferência!

I Conferência Mapa Educação

2016

Manifesto Voz do Jovem

O Manifesto Voz do Jovem, como o nome já diz, contou com a participação de quase 12 mil jovens brasileiros. Estes jovens foram ouvidos através de uma pesquisa a nível nacional e cerca de vinte entrevistas, também realizadas com professores.

A pesquisa e a entrevista se complementam – a primeira proporcionando uma visão mais sistemática e em grande escala, e a segunda contribuindo com mais profundidade sobre o pensamento dos jovens.

Com esse Manifesto entendemos de uma maneira global as ansiedades, desejos e críticas dos estudantes brasileiros. Precisamos revolucionar o conteúdo das salas de aula e a maneira como ele é ensinado; envolver mais a comunidade escolar como um todo nas decisões que a afetam; valorizar professores e atentar para a grande desigualdade de recursos educacionais entre famílias em diferentes faixas de renda, o que causa uma grande injustiça a cada nova geração de estudantes.

Se por um lado encontramos uma série de problemas, temos também um dado que nos dá esperança: 95% dos jovens que responderam à nossa pesquisa disseram que têm vontade de mudar a educação brasileira.

Você pode ler o Manifesto do Jovem na integra e ver o lançamento dele!

Lançamento Voz do Jovem
Mapeando os Tabus da Educação 

Em parceria com o Quebrando o Tabu e o Instituto Singularidades  organizamos um debate em uma escola pública de São Paulo com estudantes, especialistas e gente igual a gente para falar sobre:

Debate político nas escolas

Debate de gênero nas escolas

Habilidades do seculo XXi e modos alternativos de ensino

Ocupações

Base Nacional Curricular Comum (BNCC)

Foi incrível! Dá uma olhada:

Mapa Nas Eleições 

A campanha #MapaNasEleições foi criada para conscientizar e informar os eleitores sobre problemas relacionados à educação e o papel do prefeito na educação municipal.

Questionamos os nosso seguidores do facebook sobre suas principais dúvidas sobre as propostas dos candidatos em relação a educação e desafiamos todos os candidatos a prefeitura dos três maiores colégios eleitorais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – a responderem em 1 minuto cada uma das 4 questões selecionadas.

90% dos candidatos enviaram seus vídeos
850 mil visualizações pelos nossas redes sociais
180 mil visualizações pela GloboNews

2017

II Conferência Mapa Educação

A 2ª Conferência do Mapa reuniu 300 pessoas, entre elas: jovens engajados, especialistas e influenciadores para discutir problemas e soluções para a educação do nosso Brasil.

Foram 2 dias com palestras, debates e workshops voltados para formar jovens, com diferentes histórias de vida, em ativistas em políticas públicas educacionais. Especialistas como a pedagoga e consultora Cleuza Repulho, a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, a chef Paola Carosella e a diretora do Inspirare, Anna Penido, participaram desse encontro.

Durante a conferência elaboramos posicionamentos e planos de ação que refletiam a visão de estudantes sobre pautas como a Base Nacional Comum e a reforma do Ensino Médio. Além disso, os jovens foram desafiados a aplicar o que aprenderam em suas cidades.

2018

Depois de toda essa história, muitos eventos e pessoas impactadas nos perguntamos:
Tudo que estamos fazendo é ótimo mas como vamos realmente alcançar nossa missão?
Estava na hora de começarmos a medir o impacto das ações que realizávamos. Foi assim que lançamos nossa primeira turma de Coordenadores Regionais.

Jovens espalhados por todas as regiões do nosso país, realizando ações concretas para impactar a política local.

2019

Durante o ano de 2019, passaram pela nossa rede 45 jovens, de 16 Estados do país, que realizaram mais de 45 ações cívicas e impactaram mais de 1500 pessoas!!

Em 2019, o tema norteador da III Conferência foi o Novo Ensino Médio. 170 jovens, de todos os Estados, estavam presentes! E mais 210 assistiram a transmissão online.

Lançamento Voz do Jovem
Lançamento Voz do Jovem

Em parceria com o Centro de Liderança Pública tivemos mais de 10k visualizações no nosso curso!

2020

Foram 24 cidades com ações concluídas, 35 projetos nas eleições municipais e de fortalecimento dos núcleos, 6 mil pessoas Impactadas

Foram 25 projetos finalizados e 7320 pessoas impactadas. Através da rede de jovens o Mapa Educação atuou como agentes comunitários, contribuindo com informações de qualidade e ações proativas, que serviram para mitigar os efeitos da crise sanitária do coronavírus.

Tivemos cinco dias de evento, um para cada região, para dar visibilidade para as peculiaridades e especificidades regionais. Ao todo foram 12 das secretarias estaduais, alcançando 1.657 visualizações.

2021

Buscar soluções e criar iniciativas que contribuam para a Educação no nosso país – esse é o convite que a Jornada do Líder do Mapa Educação faz para as juventudes brasileiras. Ela é composta por 3 fases: processo seletivo, formação e desenvolvimento de projetos.

Foram aproximadamente 3000 interessados na jornada e selecionamos 71 embaixadores, de todas as regiões do Brasil, de perfis diversos – tanto aqueles que possuíam um potencial de liderança quanto os que já participavam de projetos juvenis e de ativismo.

O curso teve 12 semanas com 30 aulas e revisão de mais de 70 especialistas e parceiros. Com 38 vídeos, 40 professores, 8 atividades e 6 oficinas.

Foram 45 projetos em 35 cidades com 160 pessoas envolvidas, 9 mil impactadas diretamente e com potencial de impacto de até 488,2 mil pessoas.

O Mapa correalizou uma pesquisa com mais de 68 mil jovens de todo Brasil sobre os impactos da pandemia da Covid-19 em suas vidas e na sociedade.